segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cirurgia de ATM | Sim ou Não?

Se há cerca de mais de um ano soubesse eu aquilo plo qual iria passar NUNCA mas mesmo NUNCA me teria sujeitado a tal atrocidade de fazer a Cirurgia (artroplastia)de ATM. Portanto se me perguntarem se a cirurgia de ATM deve ser feita mesmo que estejam já com um desgaste e luxação nas articulações avançados e as dores sejam horríveis, a resposta é um redondo: Nãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooo!



Se estão por acaso a pensar em fazer artroplastia de ATM, por mais que sejam as vossas queixas não a façam a não ser que já não abram mais a boca. Só fiz a cirurgia porque causa das dores e vertigens bem como por influência de alguns cirurgiões maxilo - faciais que consultei (em hospitais privados) pois diziam que com os anos iria piorar bastante e isso realmente assustou-me!
Mas se realmente me tivessem dito que o pós-cirúrgico seria insuportável e que os sintomas que tinha passado alguns meses tudo voltaria ao que era antes mas ainda pior, nunca teria considerado realizá-la.

Enfim, fiz esta escolha tal como outras centenas de pessoas fizeram e que infelizmente conheço algumas.... e o resultado foi exactamente o mesmo: pioria nas dores da articulação bem como tonturas, vertigens e até ouvido tapado (coisa que nunca me acontecia antes da cirurgia).

Como tudo Começou?

Tudo começou há cerca de 5 anos após ter usado um aparelho expansor de palato (recomendado por uma dentista inexperiente). Após ter usado esse aparelho comecei a ter dores fortes nos dentes molares de cima, bem como a ouvir estalos quando comia, dores e cansaço nas articulações (quando comia e falava) e vertigens constantes que me faziam quase desmaiar.... Como as vertigens me faziam imensa confusão e eu não sabia o que era passei a ir imensas vezes ao otorrino que não detectava nada, até que um dia de eu tanto me queixar lá descobriu que tinha este problema de Disfunção de ATM (Articulação Temporo-mandibular). Falaram-me em vários dentistas especialistas em oclusão, os quais consultei e me recomendaram a usar a conhecida goteira...aliviou as dores mas não senti grandes melhorias, só no início.
Entretanto ouvi falar numa excelente fisioterapeuta de ATM a qual passei a ir regularmente e aí notei mesmo grandes melhorias, tanto nas dores como nas vertigens, mas como já tinha marcado a cirúrgia de ATM acabei por realizá-la e infelizmente foi um grande erro...

Logo a seguir à longa cirurgia de 2 horas comecei a sentir dores como alguma vez sentira em toda a minha vida! Se eu achava que o que tinha antes eram dores aquilo então era de morrer....deram-me logo morfina no pós cirúrgico e confesso-vos que os dois dias que passei no hospital bem como os meses seguintes foram um autêntico pesadelo: não não era o hospital que era mau, eram mesmo as dores, os tubos que saiam das duas articulações para drenarem o liquido, o gelo que era mudado de duas em duas horas durante quase 48 horas por enfermeiras, bem como as quase alucinações que senti durante a noite (resultado da anestesia geral)....O facto de não dormir quase nada durante as primeiras duas semanas (tinha de dormir sentada tal eram as dores na articulação),  bem como tomar antibiótico de 8 em 8 horas e anti inflamatório que me provocaram outra infecção no organismo, foram um autentico pesadelo pelo qual não esperava passar.

Após esta cirurgia fui à minha fisioterapeuta  "milagre" que me ajudou a recuperar a abertura de boca ( com a cirurgia nunca mais consegui abrir a boca como antes) e a aliviar as dores....apesar de não sentir tantas melhorias como senti antes da cirurgia.
Consultei mais tarde um osteopata do qual gosto muito (Bruno Campos) e que até agora no pós cirurgia foi o que me ajudou mais, apesar de a fisioterapeuta ter ajudado bastante (Lucilia Reis) os quais agradeço imenso toda a paciência, profissionalismo e simpatia e que recomendo.

Espero com este artigo de opinião ajudar algumas pessoas e se for o caso indicar alguns profissionais, apesar de achar que a osteopatia e fisioterapia no meu caso terem ajudado imenso e de achar que  a oclusão é também uma parte fundamental do tratamento.

Quero aproveitar para falar de um grupo de apoio do qual faço parte aqui  através do Facebook.

Se sofrerem deste mal, não desesperem e sobretudo tenham esperança e não se iludam com cirurgias/tratamentos "milagres" , porque isto é um problema para quase toda a vida com algumas melhorias pelo caminho, ah e não mata apesar de às vezes parecer :-)

Beijinhos e abraços :)




3 comentários:

  1. boa tarde. É a primeira vez que ouço falar disto. tb tenho problemas na articulação da boca, mas como não há dores insuportáveis, nunca liguei ao caso, Tb não sei se o problema é de facto o mesmo. Mas agradeço o alerta. É sempre bom saber feed-backs destes. As suas melhoras.

    ResponderEliminar
  2. Hello From Poland Dear!
    I love Your Blog! U are amazing!
    so
    I follow U, maybe U follow me back?

    https://nataliazarzycka.blogspot.com/

    ResponderEliminar